O CONTO (contos orais vs contos de autor // esquematização de ideias)

Existem dois tipos de contos: os contos orais e os contos de autor. Uma distinção possível é a que se segue:

Os contos orais foram criados por pessoas do povo anónimo e, por vezes, analfabeto. Ao longo do tempo foram sofrendo cortes e acrescentamentos. Alguns destes contos têm várias versões.
Muitos dos contos orais já foram publicados em cole(c)tâneas de Contos Tradicionais Portugueses por Branquinho da Fonseca, Teófilo Braga e outros autores.
(...)
Os contos de autor são produzidos por escritores profissionais ou por aqueles que gostam de ver publicados os seus trabalhos mesmo que daí não obtenham ganhos materiais suficientes.
Alguns deles trabalham por amor à arte. Gostam de ver os seus trabalhos publicados com os seus nomes ou os seus pseudó[ô]nimos.


in http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=14365, consultado em 3-3-2014.

Os contos, sejam eles orais ou de autor, são narrativas curtas geralmente com poucas personagens, poucos ou nenhuns momentos descritivos, onde as coordenadas de espaço e de tempo têm pouca importância. O que conta no conto é a intriga, a história que tem que se contar! No 10º ano vamos estudar alguns contos de autor.

  • ESQUEMATIZAÇÃO DAS IDEIAS PRINCIPAIS DE UM CONTO
Apresenta-se a seguir uma possível esquematização do conto de Rosa Lobato Faria, «Um segredo», retirado do manual «Expressões 10» da PE (p. 238):



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O teu comentário será publicado após validação do proprietário do blogue.