“Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.” Clarice Lispector
quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
A noção de Consentimento ilustrada por 30 alunos do 10º ano: eleição do melhor cartaz!
PARA VISUALIZAR O DESAFIO LANÇADO AOS ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DESTES 31 CARTAZES clicar em:
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de GAG porque gosto muito da pintura e do sentimento que consegue transmitir-nos. A mulher que tem a boca tapada por mãos e mais mãos a tocar-lhe confere um lado sufocante à pintura e esse sentimento representa muito bem o sentimento das pessoas que sofrem de agressões de caráter sexual sem terem dado o consentimento.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de "LL", "Boca calada, alma violada" porque achei o slogan muito marcante: 4 palavrinhas que "grudam" na nossa cabeça nomeadamente graças à rima "calada, violada"; além do mais, a imagem representa muito bem a ideia transmitida pelo slogan. A cor meio marrom, vermelha enfatiza essa ideia de estupro criminoso e a expressão do rosto da mulher nos faz sentir muita tristeza por ela. Achei este cartaz muito claro, sem muitas informações, o necessário para nos transmitir a mensagem.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de JPF que contem a pintura "The servant" de Paula Rego porque ilustra bem a imposição de muitos homens agindo sem ter o consentimento das mulheres. O fato da pintura ser bem explícita demonstra que o homem está indo diretamente para o abuso sexual, que é "nojento" pois é forçado e muitas vezes gera um sentimento de culpa ou de fraqueza na mulher. Temos assim representado o abuso físico e também o terror psicológico na mulher que está sendo abusada. Por isso acho que esse é o melhor cartaz, pois demonstra bem aquilo que muitas mulheres passam quando não há consentimento.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de LL, porque a combinação de uma imagem «chocante» e uma frase com rimas chama mais a atenção do leitor e foi esse o objetivo definido para estes cartazes.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de MGG porque para além de ser um cartaz atrativo e objetivo, é de todos o que define da maneira mais simples e clara a noção de consentimento: "duas pessoas e duas vontades".
O cartaz de que mais gostei foi o cartaz de HM que diz «se queres ter uma relação sem confusão lembra-te desta canção: queres ou não queres?» porque adorei o facto de ter transformado a obra para sensibilizar para a noção de ‘consentimento’ mantendo o tema principal do quadro de Malhoa que é a canção. Foi uma excelente ideia que eu gostaria de ter tido.
Eu gostei muito do cartaz de DAS, “Quando não há respostas, o silêncio não significa consentimento!” Este slogan representa bem o tema do consentimento. O slogan foi bem “encontrado”.
O cartaz que melhor ilustra a noção de Consentimento é o cartaz de GAG porque gosto da ilustração que o acompanha e da própria frase criada pelo autor. A frase identifica o culpado, mas também lembra que “quem cala” também é parte do problema, pois é cúmplice do ato de assédio.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o de "DMC" porque incita à oposição em caso de desacordo. Além disso, contém um interessante jogo de palavras.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de JAC “E se pensasses nas consequências antes de passares aos atos” porque muitas vezes os autores de assédio sexual não pensam nas consequências junto das pessoas que não consentem.
Na minha opinião, o cartaz que ilustra melhor a ideia de consentimento sexual é o de EBT e a “Ilha dos Amores” de José Malhoa: a legenda é impactante porque traduz o sofrimento escondido, que pode dar a subentender a violação; a pintura foi bem escolhida para abordar o tema, reforça a ideia do consentimento ser obrigatório e incentiva o espectador a refletir sobre esta questão.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de LL porque a legenda "Boca calada, alma violada." associa-se perfeitamente à imagem (a marca de uma mão na boca representa a "boca calada" e as lágrimas ilustram "a alma violada").
O cartaz que preferi foi o de MGG onde é dito "para abraçar, são precisas duas pessoas e duas vontades" porque se adapta bem à frase e as cores são giras e fortes como o que traduz...
Eu preferi o cartaz de FB “A regra é simples: NÃO é NÃO” com uma imagem da Mônica e do Cebolinha desenhada por Maurício de Sousa. Eu gostei deste cartaz porque me lembra a minha infância e portanto, na minha opinião, pode tornar-se uma forma de conversar sobre a noção do consentimento com as crianças. E para evitar os estupros o melhor a fazer é educar os nossos filhos que serão os adultos do futuro.
O cartaz que melhor apresenta a noção de consentimento é o cartaz de LL pois a imagem é marcante e ilustra as vítimas de abusos sexuais que nem sempre denunciam os seus agressores (boca calada), mas por dentro ficam traumatizadas psicologicamente (alma violada) depois de terem vivido essa agressão. A frase explica a imagem de forma simples e fica na nossa mente. É fácil de ser percebida por um jovem.
O cartaz que para mim melhor ilustra a noção de consentimento é o de VO. A maneira como expõe o problema que são as atitudes dos homens é facilmente percetível e eficaz. Propõe, de uma forma muito direta, uma solução para a questão do consentimento instruindo os homens sobre como tratar as mulheres. O facto da mensagem ser bastante direta torna-a acessível para toda a gente o que facilita a difusão da prevenção da violência sexual.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o de LL pois a imagem associa-se perfeitamente com a legenda: a marca de uma mão ensanguentada sobre a boca de uma mulher que aparenta estar aterrorizada nos mostra que o silêncio nem sempre é sinal de que está tudo bem.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz que diz “eu disse sim?” porque essa pergunta retórica apela realmente para a importância de haver consentimento. Parece-me que a imagem representa bem essa noção porque quando se fala de consentimento pensa se em primeiro lugar ao consentimento sexual.
Segundo a minha opinião, o cartaz que melhor representou a noção de consentimento foi o cartaz de LL, porque a imagem é muito próxima da realidade e o slogan « boca calada, alma violada » chama a atenção e o olhar e denuncia com clareza a falta de consentimento.
Eu achei todos os cartazes interessantes, mas acho que os que mais me tocaram emocionalmente foram os cartazes que diziam: "o que causa o estupro: (x) o estuprador" (VO) e " Se Te Opuseres grita "Para!"" (DMC)
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de GAG porque, contrariamente aos outros cartazes, denuncia também o silêncio que rodeia as vítimas das agressões.
Gostei do cartaz de FB pois conseguiu transmitir a noção de consentimento através de uma imagem que habitualmente não é relacionada a esse tema. O uso da palavra "regra", como se fosse um jogo, é adequada na medida em que a ilustração vem de uma história em quadrinhos destinada às crianças. Isso também traz a ideia de que a interiorização da noção de consentimento começa na infância, graças à educação.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de MGG porque acho que foi uma boa ideia falar de duas pessoas e de duas vontades, permitindo assim incluir os homens e as mulheres. Relembra-se assim que o consentimento tem de vir da mulher e também do homem, algo às vezes esquecido, pois o assédio sexual ou a violação existe igualmente para os homens, não é exclusivo das mulheres.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de VO pois a origem do problema do estupro e da violência é o próprio estuprador, nada perdoa esse crime cometido e nada causa esse crime cometido. A culpa é toda do estuprador então não adianta dizer "saia curta" ou "decote" pois a única pessoa que não se controlou foi o estuprador.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de EB porque explica bem a necessidade de ouvir a pessoa dizer "sim" antes de ter qualquer contacto com ela. Também destaca a ideia de que se a pessoa não disse "não" isso não significa que ela dá forçosamente o seu consentimento.
Para mim, o cartaz que representa melhor a noção de consentimento é o de EDOD, « NÃO É NÃO ! », porque a mulher pintada pode ter passado por abuso sexual ou violência; diante das outras vítimas, talvez ela tenha aberto a boca dizendo :« Luto como mulher ». Ela pode dar coragem e força às outras vítimas caladas e incapazes de se defenderem, pode ajudá-las a agir e a dizer « Não ! ».
O cartaz que para mim melhor ilustra a noção do consentimento é o de VO. A maneira como o cartaz expõe o problema é muito fácil de perceber até pelas crianças. E o facto de apresentar uma solução simples ao problema ajuda à difusão da prevenção da violência sexual. O cartaz também pode tranquilizar a vítima ao lembrá-la que a culpa não foi dela mas sim do violador.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de “LL” com o slogan “Boca calada, alma violada”. Esse cartaz chama a atenção com o olhar assustado da mulher e o vermelho do sangue sobre sua cara que atrai os olhos e choca. A imagem atinge as pessoas com as lágrimas e o rasto de sangue sobre a boca que representa bem o sofrimento de uma mulher que vítima de violação. Também me pareceu muito eficaz o slogan com grandes letras que ocupa quase metade do cartaz onde lemos uma frase de apenas 4 palavras com um sentido marcante “calada”, “violada”. O slogan tem rimas e é curto o que permite memorizar facilmente. Por essas razões parece-me que é esse o poster que melhor transmite a mensagem da importância do consentimento.
O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de GAG porque gosto muito da pintura e do sentimento que consegue transmitir-nos. A mulher que tem a boca tapada por mãos e mais mãos a tocar-lhe confere um lado sufocante à pintura e esse sentimento representa muito bem o sentimento das pessoas que sofrem de agressões de caráter sexual sem terem dado o consentimento.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de "LL", "Boca calada, alma violada" porque achei o slogan muito marcante: 4 palavrinhas que "grudam" na nossa cabeça nomeadamente graças à rima "calada, violada"; além do mais, a imagem representa muito bem a ideia transmitida pelo slogan. A cor meio marrom, vermelha enfatiza essa ideia de estupro criminoso e a expressão do rosto da mulher nos faz sentir muita tristeza por ela. Achei este cartaz muito claro, sem muitas informações, o necessário para nos transmitir a mensagem.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de FB porque é acessível a todos, mesmo às crianças.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de JPF que contem a pintura "The servant" de Paula Rego porque ilustra bem a imposição de muitos homens agindo sem ter o consentimento das mulheres. O fato da pintura ser bem explícita demonstra que o homem está indo diretamente para o abuso sexual, que é "nojento" pois é forçado e muitas vezes gera um sentimento de culpa ou de fraqueza na mulher. Temos assim representado o abuso físico e também o terror psicológico na mulher que está sendo abusada. Por isso acho que esse é o melhor cartaz, pois demonstra bem aquilo que muitas mulheres passam quando não há consentimento.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de LL, porque a combinação de uma imagem «chocante» e uma frase com rimas chama mais a atenção do leitor e foi esse o objetivo definido para estes cartazes.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de MGG porque para além de ser um cartaz atrativo e objetivo, é de todos o que define da maneira mais simples e clara a noção de consentimento: "duas pessoas e duas vontades".
ResponderExcluirO cartaz de que mais gostei foi o cartaz de HM que diz «se queres ter uma relação sem confusão lembra-te desta canção: queres ou não queres?» porque adorei o facto de ter transformado a obra para sensibilizar para a noção de ‘consentimento’ mantendo o tema principal do quadro de Malhoa que é a canção. Foi uma excelente ideia que eu gostaria de ter tido.
ResponderExcluirEu gostei muito do cartaz de DAS, “Quando não há respostas, o silêncio não significa consentimento!” Este slogan representa bem o tema do consentimento. O slogan foi bem “encontrado”.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de Consentimento é o cartaz de GAG porque gosto da ilustração que o acompanha e da própria frase criada pelo autor. A frase identifica o culpado, mas também lembra que “quem cala” também é parte do problema, pois é cúmplice do ato de assédio.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o de "DMC" porque incita à oposição em caso de desacordo. Além disso, contém um interessante jogo de palavras.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de JAC “E se pensasses nas consequências antes de passares aos atos” porque muitas vezes os autores de assédio sexual não pensam nas consequências junto das pessoas que não consentem.
ResponderExcluirNa minha opinião, o cartaz que ilustra melhor a ideia de consentimento sexual é o de EBT e a “Ilha dos Amores” de José Malhoa: a legenda é impactante porque traduz o sofrimento escondido, que pode dar a subentender a violação; a pintura foi bem escolhida para abordar o tema, reforça a ideia do consentimento ser obrigatório e incentiva o espectador a refletir sobre esta questão.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de LL porque a legenda "Boca calada, alma violada." associa-se perfeitamente à imagem (a marca de uma mão na boca representa a "boca calada" e as lágrimas ilustram "a alma violada").
ResponderExcluirO cartaz que preferi foi o de MGG onde é dito "para abraçar, são precisas duas pessoas e duas vontades" porque se adapta bem à frase e as cores são giras e fortes como o que traduz...
ResponderExcluirEu preferi o cartaz de FB “A regra é simples: NÃO é NÃO” com uma imagem da Mônica e do Cebolinha desenhada por Maurício de Sousa. Eu gostei deste cartaz porque me lembra a minha infância e portanto, na minha opinião, pode tornar-se uma forma de conversar sobre a noção do consentimento com as crianças. E para evitar os estupros o melhor a fazer é educar os nossos filhos que serão os adultos do futuro.
ResponderExcluirO cartaz que melhor apresenta a noção de consentimento é o cartaz de LL pois a imagem é marcante e ilustra as vítimas de abusos sexuais que nem sempre denunciam os seus agressores (boca calada), mas por dentro ficam traumatizadas psicologicamente (alma violada) depois de terem vivido essa agressão. A frase explica a imagem de forma simples e fica na nossa mente. É fácil de ser percebida por um jovem.
ResponderExcluirO cartaz que para mim melhor ilustra a noção de consentimento é o de VO. A maneira como expõe o problema que são as atitudes dos homens é facilmente percetível e eficaz. Propõe, de uma forma muito direta, uma solução para a questão do consentimento instruindo os homens sobre como tratar as mulheres. O facto da mensagem ser bastante direta torna-a acessível para toda a gente o que facilita a difusão da prevenção da violência sexual.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o de LL pois a imagem associa-se perfeitamente com a legenda: a marca de uma mão ensanguentada sobre a boca de uma mulher que aparenta estar aterrorizada nos mostra que o silêncio nem sempre é sinal de que está tudo bem.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz que diz “eu disse sim?” porque essa pergunta retórica apela realmente para a importância de haver consentimento. Parece-me que a imagem representa bem essa noção porque quando se fala de consentimento pensa se em primeiro lugar ao consentimento sexual.
ResponderExcluirSegundo a minha opinião, o cartaz que melhor representou a noção de consentimento foi o cartaz de LL, porque a imagem é muito próxima da realidade e o slogan « boca calada, alma violada » chama a atenção e o olhar e denuncia com clareza a falta de consentimento.
ResponderExcluirEu achei todos os cartazes interessantes, mas acho que os que mais me tocaram emocionalmente foram os cartazes que diziam: "o que causa o estupro: (x) o estuprador" (VO) e " Se Te Opuseres grita "Para!"" (DMC)
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de GAG porque, contrariamente aos outros cartazes, denuncia também o silêncio que rodeia as vítimas das agressões.
ResponderExcluirGostei do cartaz de FB pois conseguiu transmitir a noção de consentimento através de uma imagem que habitualmente não é relacionada a esse tema. O uso da palavra "regra", como se fosse um jogo, é adequada na medida em que a ilustração vem de uma história em quadrinhos destinada às crianças. Isso também traz a ideia de que a interiorização da noção de consentimento começa na infância, graças à educação.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de MGG porque acho que foi uma boa ideia falar de duas pessoas e de duas vontades, permitindo assim incluir os homens e as mulheres. Relembra-se assim que o consentimento tem de vir da mulher e também do homem, algo às vezes esquecido, pois o assédio sexual ou a violação existe igualmente para os homens, não é exclusivo das mulheres.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de VO pois a origem do problema do estupro e da violência é o próprio estuprador, nada perdoa esse crime cometido e nada causa esse crime cometido. A culpa é toda do estuprador então não adianta dizer "saia curta" ou "decote" pois a única pessoa que não se controlou foi o estuprador.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de EB porque explica bem a necessidade de ouvir a pessoa dizer "sim" antes de ter qualquer contacto com ela. Também destaca a ideia de que se a pessoa não disse "não" isso não significa que ela dá forçosamente o seu consentimento.
ResponderExcluirPara mim, o cartaz que representa melhor a noção de consentimento é o de EDOD, « NÃO É NÃO ! », porque a mulher pintada pode ter passado por abuso sexual ou violência; diante das outras vítimas, talvez ela tenha aberto a boca dizendo :« Luto como mulher ». Ela pode dar coragem e força às outras vítimas caladas e incapazes de se defenderem, pode ajudá-las a agir e a dizer « Não ! ».
ResponderExcluirO cartaz que para mim melhor ilustra a noção do consentimento é o de VO. A maneira como o cartaz expõe o problema é muito fácil de perceber até pelas crianças. E o facto de apresentar uma solução simples ao problema ajuda à difusão da prevenção da violência sexual. O cartaz também pode tranquilizar a vítima ao lembrá-la que a culpa não foi dela mas sim do violador.
ResponderExcluirO cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de “LL” com o slogan “Boca calada, alma violada”. Esse cartaz chama a atenção com o olhar assustado da mulher e o vermelho do sangue sobre sua cara que atrai os olhos e choca. A imagem atinge as pessoas com as lágrimas e o rasto de sangue sobre a boca que representa bem o sofrimento de uma mulher que vítima de violação. Também me pareceu muito eficaz o slogan com grandes letras que ocupa quase metade do cartaz onde lemos uma frase de apenas 4 palavras com um sentido marcante “calada”, “violada”. O slogan tem rimas e é curto o que permite memorizar facilmente. Por essas razões parece-me que é esse o poster que melhor transmite a mensagem da importância do consentimento.
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