Destes AMORES DE LESTE, falámos na aula e anotámos algumas ideias marcantes deste espetáculo:
· Os atores evocam a vida deles e/ou das famílias no leste da Europa durante a época da guerra fria (depois da 2ª Guerra Mundial até ao desmoronar da URSS/União Soviética e a queda do Muro de Berlim/1989); · Os atores/personagens são antifascistas e ao irem para o leste da Europa fogem/combatem (a)o fascismo; · As pessoas são atraídas por estudos nos países soviéticos contra bolsas que recebem parcialmente (uma parte da bolsa recebem no país de leste e a outra deveriam receber no país de origem); · As famílias da RDA foram separadas por causa da guerra fria; · Refere-se que houve famílias que foram separadas com a construção do Muro de Berlim (RFA vs RDA); · O português André e o moçambicano Mbalango quando foram para os países de leste com a bolsa de estudo separaram-se das suas famílias, envolveram-se com a população dos países de acolhimento, descobriram a forma como alguns viam o comunismo (algumas reações contestavam-no); · Alguns destes jovens foram vítimas de racismo: a detenção por parte da polícia teve, no caso do Mbalango, contornos discriminatórios; quando os casais mistos, formados pelos jovens estudantes-trabalhadores, tinham um filho mestiço, tanto a família de leste como o próprio país cortavam relações com o progenitor africano, muitas vezes enviado de regresso ao seu país (foram referidos exemplos de pais e filhos que perderam o rasto uns dos outros); · Vários produtos ocidentais eram muito populares nos países de leste (bananas, a roupa de marca, discos); · Algumas marcas inicialmente proibidas passaram a ser autorizadas (McDonald); · A peça começa com o português André a jogar xadrez enquanto nos introduz no conteúdo histórico: talvez possamos ver algum simbolismo neste uso do xadrez, jogo de estratégia particularmente popular na URSS, introduzido pelos mouros/árabes na península ibérica (o xadrez pode ser um ponto de contacto, de comunicação neste encontro de culturas/mentalidades); · Uma peça-documentário, baseada em testemunhos históricos, reais... · Um dos personagens despe-se porque vende toda a roupa, é uma hipérbole teatral que permite acentuar a atração que os produtos ocidentais exerciam sobre as populações do bloco comunista; · Quando os personagens entram em cena e se apresentam, temos a aprendizagem do vocabulário e uma certa movimentação em palco (coreografia muito ritmada) que pode ser entendida como uma entrada, uma aprendizagem das regras do regime comunista do país de acolhimento. |
SUGESTÕES DE OUTRAS OBRAS QUE NOS LEVAM À GUERRA FRIA:
1) o filme VENTOS DA LIBERDADE (Ballon) (2018)
No verão de 1979, duas famílias de Thüringer, na Alemanha Oriental, estão desesperadas para deixar o domínio socialista e encontrar o sonhado Ocidente. Para cruzar a fronteira, planejam usar um balão de ar quente desenvolvido por eles mesmos. A poucos metros de distância do sonhado lado ocidental, o grupo busca o balão ideal para alcançar o objetivo e faz o primeiro teste, que acaba em uma falha. A polícia descobre o plano e passa a persegui-los como traidores.
2) Série portuguesa da Netflix, GLÓRIA (2021, 10 episódios)
Em 1968, espiões, mentiras e segredos prosperam em Glória do Ribatejo, Portugal. Um privilegiado engenheiro da Radio Free Europe toca todos os lados da Guerra Fria.
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